Ela cozinha na Caketerie

Hoje a receita é docinha….
Pois é, a Páscoa já lá vai e não se avizinha mais nenhuma festa tradicional a não ser o dia da Mãe (não se esqueçam, dia 7 de maio), mas qualquer dia é um bom dia para comer Pão de Ló e se for daqueles húmidos, com o centro mal cozido… ganhamos o dia! Não é?
Arranjar quem o faça nem sempre é fácil e é uma receita tão simples que resolvi partilhar convosco!
Vamos para a cozinha aprender a fazer Pão de Ló de Alfeizerão?

Antes de mais vamos começar por ligar o forno a 200°C e forrar a forma com papel manteiga ou papel vegetal e um pouco de manteiga ou spray desmoldante.

O que precisamos:

  • 12 gemas de ovos
  • 4 ovos inteiros
  • 200gr de açúcar
  • 100gr de farinha peneirada

Agora mãos à obra, começando por separar as gemas das claras (para os que não têm jeitinho nenhum, há no youtube muitos vídeos a explicar como fazer isso, por exemplo com uma garrafa plástica de água).

Depois batemos as gemas e os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado (um truque para saber quanto tempo é necessário, é contabilizar 1 minuto por cada ovo, ou seja 10 a 16 minutos). O creme vai aumentar muito de volume!

De seguida envolvemos calmamente a farinha com a ajuda de uma espátula, e peneirando a farinha diretamente para o creme aos poucos até ficar homogéneo. Devagarinho para não abater o creme de ovos.

E pronto, agora é só colocar na forma e levar ao forno, durante 10 minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro da forma (a contar os minutos para atacar esta delícia) e depois acompanhar com queijo da serra e um cálice de vinho do Porto.
Super rápido, simples e delicioso.

Sónia Loureiro

 

 Newsletter