Sinta-se confortável onde treina!

Na semana anterior foram abordados os benefícios do exercício físico para a saúde. Para esta semana, nada melhor do que deixar-vos com algumas sugestões de possíveis espaços para treinar.

Existem duas possibilidades de ambientes onde podemos treinar: ao ar livre (parques, praia, pistas…) ou em espaços fechados (ginásios, estúdios, pavilhões, etc.). Cada pessoa tem a sua preferência e essa pode ser influenciada por vários factores, tais como o tipo de treino a desenvolver, o gosto pelo contacto com a Natureza, o facto de ser uma pessoa discreta e preferir treinar sem estar na presença de outras pessoas, entre muitos outros.

Hoje em dia, devido ao facto de estarmos a passar por uma altura de maior investimento na área do Exercício Físico e da Saúde, com a abertura de cada vez mais ginásios e espaços para treinar, as pessoas têm mostrado um maior interesse e preocupação por esta área em constante desenvolvimento, o que as tem levado a optar por um estilo de vida mais saudável, no contexto de espaços fechados.

No entanto, tanto o treino Indoor como o treino Outdoor têm as suas vantagens e desvantagens, dependendo dos objetivos que cada pessoa pretende alcançar. Segue-se abaixo, então, as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Em espaços abertos conhecem-se as seguintes vantagens:

  • Diminuição do stress: Segundo estudos realizados, praticar exercício ao ar livre ajuda-nos a reduzir a ansiedade do dia a dia, pois o contacto com a Natureza transmite calma e liberta a mente;
  • Motivação: A paisagem é com certeza mais inspiradora em comparação ao interior de um ginásio;
  • Mais benéfico para a saúde: Principalmente para o aparelho respiratório.

Entre as desvantagens, estão as condições atmosféricas que variam bastante e as possíveis distrações incontroláveis.

No que toca a espaços fechados, podem-se considerar as seguintes vantagens:

  • Treinos mais intensos: Num ginásio há uma maior facilidade em focar-se apenas e só no exercício;
  • Maior disponibilidade de material: Fator que torna o treino mais versátil.

Como desvantagens, temos a desmotivação e rotina, isto porque as pessoas acabam por se fartar de ver sempre as mesmas pessoas e de estar sempre no mesmo espaço.

Assim sendo, por todos os motivos mencionados anteriormente e pela minha experiência como profissional da área do Exercício Físico, recomendo o treino Outdoor sempre que possível. No meu caso, tenho a sorte de ter localizado perto da minha área de residência o Parque da Cidade do Porto, excecional para a prática de Exercício Físico, com a vantagem de estar interligado à Praia de Matosinhos, oferecendo-me maior variedade de exercícios e tipos de treino que pretendo realizar.
Não percas mais tempo, sai de casa e começa a praticar exercício, a tua saúde agradece!

José Nuno Silva

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