Locais para ver as estrelas em Portugal
TOP
Locais para ver as estrelas em Portugal

Locais para ver as estrelas em Portugal

Se sempre sonhou em passar uma noite a observar o céu estrelado mas nunca soube onde ir este artigo é para si! Descubra os melhores locais para ver as estrelas em Portugal. 

Em 2020 há um conjunto de eventos astronómicos que não irá querer perder! É uma atividade que agrada a todos, desde os mais novos aos mais velhos e capaz de fascinar até os mais exigentes! 

No entanto devido à luminosidade das grandes cidades, cada vez menos conseguimos observar as estrelas em todo o seu esplendor e por isso mesmo a FAIRE lhe traz este pequeno guia de alguns dos sítios em que poderá observar as estrelas em Portugal. 

Alqueva

O local mais conhecido, e um dos mais importantes até a nível internacional, tendo recebido a primeira certificação mundial atribuida pela Fundação Starlight, não podia deixar de ser o primeiro que escolhemos!  A região é tão dedicada a preservar o céu escuro que as localidades próximas baixam  as luzes para que os visitantes possam apreciar o céu estrelado. Visite o site para descobrir vários locais e atividades na região. 

Aldeias do Xisto, Pampilhosa da Serra

Outro destino em Portugal que recebeu a certificação da Fundação Starlight e um dos locais que não podíamos deixar de incluir na lista. Com o astroturismo em crescimento é bom saber que em Portugal tem vários locais certificados internacionalmente para apreciar a verdadeira beleza do céu noturno. 

Porta do Mezio, Arcos de Valdevez 

Numa das portas de acesso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês esta localização ainda passa muito despercebida a todos aqueles que procuram o melhor céu para ver as estrelas. Há várias empresas de turismo na zona que organizam expedições noturnas aos melhores locais, como o caso da Borealis on Trekking.

Alentjo Star Hotel, Mértola 

Mais uma localização no Alentejo que não podíamos deixar de incluir. Este hotel de 4 estrelas localizado na Mina de São Domingos no coração da região oferece aos seus hóspedes a oportunidade de ver as estrelas através do observatório do hotel. Adicionalmente podem usufruir de todas as amenidades, desde piscina, a acesso a atividades ao ar livre e muitos outros.

Eventos Astronómicos a não perder em 2020:

  • 11 – 13 de Agosto – chuva de meteros das Perseidas.
  • Outubro – Marte será um dos objetos mais brilhantes no céu. 
  • 21 e 22 de Dezembro – chuva de meteoros das Úrsidas.

Esta foi a nossa selecção de locais para ver as estrelas em Portugal! Siga-nos no Instagram da FAIRE para ficares a par de todos os artigos!