Quadradinhos de leite Condensado Cozido com Chocolates

Uma receita fácil para os mais gulosos. Recomendada e testada por Paula Bollinger.

(…) Com vontade de fazer alguma coisa deliciosa mas fácil, fui até a despensa estudar de perto a situação da minha vontade de comer doce. Encontrei um pacote de bolachas Digestive e uma lata de leite condensado cozido, a minha perdição! Há uma receita de barrinha de manteiga de amendoim e chocolate que há tempos que estava com vontade de fazer. Na falta da manteiga, resolvi testar com o leite cozido. Uma bela inspiração para cobrir com uma tablete de chocolate negro e outra de branco que estavam escondidas por trás da farinha e o açúcar, para que “ninguém” caísse na tentação de devorá-las de madrugada.

A receita é super fácil, demora cerca de 15 minutos de preparação, mais 1 hora no frigorífico.

Ingredientes:

  • 200 gr de chocolate negro (no meu caso, 60% de cacau)
  • 100 gr de chocolate branco
  • 20 bolachas Digestive (é isso mesmo, 20!)
  • 200 gr de açúcar amarelo
  • 300 gr de leite condensado cozido
  • 150 gr de manteiga

Preparação

  1. Forre uma forma tamanho médio com papel vegetal, mas deixe um pouco do papel de fora para depois poder desenformar.
  2. Derreta a manteiga em lume brando e reserve.
  3. Triture as bolachas e o açúcar num processador. Plano B: liquidificador. Quando a mistura ficar totalmente em pó, adicione a manteiga derretida e o leite cozido. Processe até ficar tudo incorporado. O aspeto é de uma massa consistente.
  4. Deite a mistura na forma e com uma espátula ou uma colher de sopa pressione bem e alise a superfície. Leve ao frigorífico por uma hora.
  5. Quando der uns vinte minutinhos, derreta o chocolate preto em banho-maria e deite sobre a massa. Leve de volta ao frigorífico.
  6. Mais 30 minutos e a vez é do chocolate branco. Derreta em banho-maria e com uma colher vá colocando em alguns pontos da sobremesa, com um palito comprido ou até com um palito de dente comece a desenhar. [Como havia pouca luz para fotografar o processo, pedi ao meu marido para filmar o momento em que brincava com o chocolate. A filmagem está tremida porque, como eu, ele é doido por chocolate e estava literalmente babando.]
  7. Mais uns 10 minutos no frio e já dá para desenformar e cortar em quadradinhos.

Esta receita me rendeu 18 unidades, que terminaram em menos de 24 horas, como era uma sobremesa nova resolvi usar alguns amigos como cobaia. O resultado? Todos estavam ansiosos por esta publicação!

Bon Appetit!

Paula Bollinger

 Newsletter