L´Oréal Paris lança “Beleza para Todos”

Movimento de Inclusão criado em parceria com Associações nacionais de pessoas com deficiência visual e deficiência auditivaL´Oréal Paris lança “Beleza para Todos”

Projeto 100% português e pioneiro dentro do Grupo L’Oréal

O Movimento “Beleza para Todos” foi desenvolvido pela L’Oréal Paris em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), a Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), e defende que as pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva devem beneficiar do mesmo acesso à informação sobre beleza que a população em geral tem.

O programa integra-se na conceção de uma beleza diversa, acessível e inclusiva para todos e pretende sensibilizar a sociedade para o direito ao acesso à informação para quem tem deficiência visual e auditiva.

Tiago Melo, Diretor de Marketing de L´Oréal Paris reforça a importância do Movimento: ‘Queremos colmatar as dificuldades sentidas por estas pessoas criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autónoma.” 

Os conteúdos do site da marca (www.lorealparis.pt) vão estar adaptados para pessoas com deficiência visual e auditiva, nomeadamente tutoriais de beleza com áudio especialmente desenvolvidos para quem não vê e todos os tutoriais em vídeo vão passar a estar legendados para quem não ouve. 

Paralelamente foram produzidas etiquetas Braille, para identificação de produtos de higiene e beleza, que serão distribuídas atravês do INR e ACAPO a pessoas cegas.

A L´Oréal Paris, em colaboração com os vários parceiros, vai igualmente organizar workshops de beleza adaptados a pessoas cegas ao longo do ano. O primeiro terá lugar em maio, na Academia da L´Oréal, em Miraflores. Os workshops serão realizados por cabeleireiros e maquilhadores da marca devidamente formados para o efeito.

Segundo o Presidente do INR, Humberto Santos, ‘As associações envolvidas conhecem a realidade das pessoas cegas e pessoas surdas e o impacto positivo que esta iniciativa terá nas suas vidas. Este programa vem facilitar o acesso à informação de todos e terá com certeza um resultado muito relevante no acesso à beleza de forma inclusiva’.

Cátia Martins, CEO da L´Oréal Portugal, também vem reforçar a importância do mesmo: ‘O grande objetivo é sensibilizar e contagiar a sociedade e as empresas portuguesas, inspirando outras atividades e áreas de ação a envolverem-se neste Movimento em torno das condições equitativas de inclusão das pessoas com deficiência’.

Este projecto, 100% português e pioneiro no mundo dentro do Grupo L’Oréal, foi distinguido a nível internacional, ao vencer a 10ª edição dos “Disability Awards”, concurso interno organizado pelo Grupo, entre 65 projetos em todo o mundo que promovem a inclusão de pessoas com deficiência.

O Movimento de Inclusão “Beleza para Todos” foi apresentado no dia 20 de março, na sede do INR, I.P., e contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.

 Newsletter