INDIELISBOA – 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

INDIELISBOA – 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

IndieLisboa decorre de 2 a 12 de maio, com uma programação diversificada que promove o diálogo entre diferentes gerações de autores e geografias do cinema independente. Nesta 16ª edição, o Festival Internacional de Cinema vai apresentar mais de 250 obras, entre ficções, documentários, animações, filmes experimentais, longas e curtas metragens. Mais de 50 filmes portugueses estarão distribuídos pelas várias secções do festival, reforçando o papel cada vez mais importante da produção nacional.

O programa do IndieLisboa inclui filmes recentes, divididos por várias secções e temas, obras inéditas que não poderiam ser vistas de outra forma, e um minifestival para os mais novos, o IndieJúnior, com uma seleção do melhor cinema feito em todo o mundo para crianças e jovens dos 3 aos 15 anos.

O IndieLisboa destaca três importantes retrospetivas. A secção Herói Independente homenageia o cinema brasileiro independente e a icónica atriz da Nouvelle Vague do cinema francês dos anos 1960, Anna Karina, que estará em Lisboa para acompanhar a retrospetiva (coorganizada pelo festival e pela Cinemateca). A secção Silvestre destaca, entre outros, o trabalho singular da dupla de realizadores franceses Caroline Poggi e Jonathan Vinel, que tem assinado algumas das mais interessantes experiências narrativas em curta e longa metragem do cinema contemporâneo.

O IndieLisboa aposta também num conjunto de atividades paralelas como debates, workshops, masterclasses, concertos que, como habitualmente, pretendem enriquecem o festival e torná-lo um espaço de partilha, discussão de ideias, descoberta e de festa.

O IndieLisboa decorrerá no Cinema São Jorge, na Culturgest, no Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Mais informações em indielisboa.com

 Newsletter