HOCUS POCUS faz 25 anos e temos 10 curiosidades sobre o filme

Numa noite fria de outono, o produtor David Hirschner estava sentado ao lado da sua filha no alpendre e de repente, com o miar de um gato, surgiu uma das melhores (e mais simples) ideias da sua vida: esse gato, 300 anos atrás, teria sido uma criança que foi enfeitiçado por três bruxas! E o que aconteceria se essas três bruxas regressassem do passado, para amarga a noite de Halloween de três crianças do século XX?

E assim surgiu, ‘HOCUS POCUS’, um dos filmes mais famosos da década de 90. Sabia que existe uma ligação que une este filme à série Friends? E que uma das atrizes protagonistas descobriu que tinha um passado relacionado com a feitiçaria?

Aproveitamos esta oportunidade para rever algumas das curiosidades de ‘HOCUS POCUS’ que talvez você não sabia…

1 .A primeira curiosidade é o facto de que, apesar do seu tema, o filme chegou aos cinemas a 16 de Julho, nos Estados Unidos. Em vez de estrear no mês de Outubro, coincidindo com a celebração do Halloween.

2. A frase que Bette Midler diz quando sobe ao palco, durante a celebração do Halloween, “Olá, Salem. Meu nome é Winifred. Qual é o vosso?”, é uma referência a uma frase do musical ‘Gipsy’, cuja adaptação de televisão estava a fazer da atriz um sucesso.

3. O papel de Sarah Sanderson poderia ter sido interpretado pela cantora e atriz Jennifer Lopez, que se apresentou para o casting da personagem. No final o papel foi para Sarah Jessica Parker, com a particularidade de que é a única personagem no filme que partilha o nome com a atriz que interpreta.

4. “Come Little children”, a canção que Sarah cantava para atrair os mais pequenos, foi composta por James Horner, o mesmo compositor da emblemática “My heart will go on” ‘Titanic’ (1997).

5. Curiosamente, após uma pesquisa sobre a história da sua família, Sarah Jessica Parker descobriu que é descendente de uma mulher que, no século XVII, foi acusada de bruxaria.

6. Na história, cada uma das bruxas tem uma habilidade específica: fazer encantamentos (Winifred), seguir crianças pelo cheiro (Mary) e atrair crianças com a sua voz (Sarah).

7. A certa altura no filme aparece uma criança vestida como a Sra. Potts de ‘A Bela e o Monstro’, que estreou dois anos antes pela Walt Disney.

8. Foram construídas sete estátuas diferentes para o momento em que Bette Midler fica petrificada no final do filme. Uma das estátuas é agora utilizada no restaurante Planet Hollywood Orlando, na Flórida.

9. A canção “Almost Unreal” de Roxette foi composta inicialmente para o filme mas terminou, fazendo parte da banda sonora do filme ‘Super Mario Bros’ (1992).

10. Depois de muitos anos de rumores a volta de uma possível sequela, a última coisa que descobrimos é que aparentemente, a Disney Channel, iria trabalhar no desenvolvimento de um filme para a televisão inspirando-se no que foi escrito por Scarlett Lacey (“The Royals”) e David Kirschner, produtor do filme original, mas desta vez como produtor executivo. No entanto, nem Bette Midler, nem Sarah Jessica Parker, nem Kathy Najimy regressam de novo ao projeto.

 

 

 Newsletter