HIP HOP: O NOVO GÉNERO DOMINANTE DO MUNDO DA MÚSICA

A agência responsável por monitorizar as vendas no mercado americano, Nielsen Music, que também é responsável pela atribuição dos Galardões de Ouro e Platina aos artistas, revelou no seu mais recente relatório que, pela primeira vez na história da música, os resultados obtidos fazem do Hip Hop e do R&B os géneros dominantes deste meio.

 

As receitas obtidas em conjunto de Hip Hop e R&B resultam em 25.1% do total gerado no mundo da música, ultrapassando os 23% do Rock, que até aqui era o líder da pirâmide. No entanto, esta vitória do Hip Hop é alcançada graças ao serviço de streaming, –  8 dos 10 temas constituintes do Top Streaming são oriundos deste género, traduzindo-se em 29% de todos os streams provenientes dos artistas de Hip Hop. Mas, falando de vendas físicas, o Rock é, sem dúvida, o vencedor. Este género musical arrecada 40% das vendas no Estados Unidos, apesar deste número diminuir a cada ano que passa.

Segundo o mesmo relatório, o single “Shape of You” de Ed Sheeran é a música mais ouvida, seguida de “Bad and Boujee”, do trio Migos, e de “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber; enquanto que o álbum “DNA” e Kendrick Lamar é o álbum do qual o público americano parece não se cansar.

O ano passado, Drake era o artista que arrecadava o maior número de streaming, ganhando até a posição de artista mais ouvido de sempre no Spotify. Este ano, Kendrick Lamar parece estar a ganhar terreno para se tornar um dos nomes mais influentes nesta área, com o seu álbum “DNA”. No entanto, nomes como The Weeknd também continuam a aumentar cada vez mais o número de músicas transmitidas através do serviço de streaming.

Fotos: Diário de Noticias || Future no Festival SBSR
Facebook Oficial Kendrick Lamar
 Newsletter