Designers europeus a concurso no Porto

Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal são os países de origem dos 29 jovens designers que estarão no Porto na final de 19 de dezembro, a lutar pelos vários prémios do Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT. No mesmo evento serão ainda entregues os Prémios de Excelência ModaPortugal 2018 a empresas nacionais.

Esta será a quinta edição do Concurso Europeu de Jovens Designers – promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e pela ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, em parceria com a APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos e a ModaLisboa –, que desde 2011 tem trazido os jovens talentos europeus na área do design de moda a Portugal.

Nesta edição, o concurso contará com 29 designers de vestuário e calçado, provenientes de algumas das escolas mais reputadas da Europa. Na área do vestuário, estarão alunos da AMD – Akademie Mode&Design (Alemanha), IED Madrid (Espanha), Esmod Paris (França), Polimoda (Itália), London College of Fashion (Reino Unido) e da Esad, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Modatex Porto (Portugal). Do calçado estão representadas as escolas Arsutoria School (Itália), Polimoda (Itália), IED Madrid (Espanha) e Academia de Design e Calçado (Portugal).

Do programa consta, além da apresentação final dos coordenados a concurso no dia 19 de dezembro, a visita a empresas de vestuário e calçado. Nesta edição, Atelier des Crèateurs, Calvelex, Riopele e Crialme estão já confirmadas no périplo destes 29 designers.

Uma viagem pela indústria portuguesa que cumpre um dos principais objetivos do concurso. «Queremos dar a conhecer a nossa indústria a estes jovens designers, que amanhã serão os diretores criativos de marcas e casas de moda de carácter global. É importante aproximá-los dos centros de desenvolvimento de produto portugueses, que hoje trabalham numa relação de grande proximidade com os principais players não só europeus mas também mundiais», explica Manuel Lopes Teixeira, presidente do CENIT.

 

Empresas premiadas

Os jovens designers vão ser avaliados por um júri internacional presidido por Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, e do qual fazem parte Adriano Batista, chefe de redação da plataforma Fucking Young, Jessica Michault, vice-presidente sénior de relações com a indústria da plataforma de dados Launchmetrics, Livio Facchini, fundador e diretor da agência de relações públicas Public Image PR, Svenja Specht, designer da Reality Studio, Gemma Williams, jornalista do Business of Fashion, e Miguel Flor, designer e consultor.

Os vencedores da Melhor Coleção Geral de Vestuário e Melhor Coleção Geral de Calçado levarão para casa um prémio pecuniário de 5.000 euros. Serão ainda escolhidos os vencedores de Melhor Coleção por País de Vestuário, com um prémio de 2.500 euros, e de Melhor Coleção por País de Calçado, igualmente no valor de 2.500 euros.

A final do concurso será apresentada em desfile a partir das 19h30 do dia 19 de dezembro, na Alfândega do Porto, onde decorrerá igualmente a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores.

 Newsletter