Coco Chanel

Coco Chanel foi uma estilista francesa e uma inovadora no campo da moda. Foi a fundadora da marca “Chanel”, um grande império na produção de roupas, bolsas, sapatos, perfumes, acessórios etc.

 

Coco Chanel nasceu na pequena vila de Saumur, França, no dia 19 de agosto de 1883. Gabrielle Bonheur Chanel, seu nome de registro, ficou órfã de mãe quando tinha seis anos de idade, foi levada pelo pai junto com mais quatro irmãos para um orfanato, na cidade de Auvergne, onde ficou até 1903. Trabalhou como balconista numa loja de tecidos, onde aprendeu a costurar. Foi cantora de cabaré e passou a adotar o nome “Coco Chanel”, tirado da música “Qui qu’a vu Coco”.

Coco Chanel teve um envolvimento com um rico militar e depois, em 1910, passou a viver com o industrial inglês, Arthur Capel, que lhe ajudou a abrir sua primeira loja, a “Chanel Modes”, uma chapelaria que logo se expandiu para o ramo da moda. Nos anos 20, Chanel já era uma designer influente, desenhava roupas elegantes, com tecidos fluídos e peças inspiradas no guarda-roupa masculino. Seu Tailleur (saia e paletó) são referências até hoje. Em 1922 criou o perfume Chanel nº5.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com a retração dos negócios, Coco Chanel trabalhou como enfermeira e envolveu-se com um oficial nazista e acabou exilada na Suíça. Em 1954 voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura. Apresentou o cardigã, o vestido preto e as pérolas, que se tornou marca registrada do estilo Chanel.

Coco Chanel montou um grande império, sua marca é referência no mundo todo. A estilista trabalhou até os últimos dias de vida. Faleceu em Paris. No dia 10 de janeiro de 1971, no Hotel Ritz Paris, onde morou durante muito tempo.

 

Para celebrar o seu aniversário a FAIRE juntou algumas curiosidades da grande Coco Chanel

  1. Coco Chanel mentia na sua idade 10 anos, afirmando ter nascido em 1893 e não em 1883.
  2. O apelido “Coco” surgiu quando ainda era cantora, em meados de 1905, e significa “querida”.
  3. O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo e tem esse nome porque 5 era seu número da sorte. Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.
  4. Coco Chanel foi quem criou o “preto básico”, na década de 1920, que foi eternizado por Audrey Hepburn e tornou-se sinónimo de elegância.
  5. Entre as suas principais criações estão: calças para mulheres, cabelos curtos, cardigans e o clássico tweed. Nas cores: o preto e o branco, além de tornar as pérolas um item clássico da moda.
  6. Um ataque do coração matou Chanel aos 87 anos, na sua suíte no hotel Ritz. A estilista está enterrada, na Suíça, e o seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.
 Newsletter