Benefícios do Exercício Físico Regular

Esclarecidos dos dois pilares de um estilo de vida saudável, vamos avançar para o 3º e último mas não menos importante. Trata-se do exercício físico regular.

A prática regulada de exercício físico e acompanhada por especialistas da área da saúde ou da educação física traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Dos quais passo a citar, evita o excesso de peso e doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir a pressão arterial elevada e os níveis de stress, contribui na melhoria da auto-estima e no aumento da capacidade de concentração. Estes são alguns dos benefícios que a pratica de exercício físico regular pode causar.

Para iniciar a prática de exercício basta ter força de vontade e fazer-se ao caminho! Um programa regular de exercícios aeróbios, com 3 a 5 sessões semanais, cada uma das quais com duração de 30 a 60 minutos são o suficiente para conseguir ter os efeitos acima referidos. Entende-se como exercícios aeróbios actividades como caminhadas, corridas, natação, ciclismo, remo, patinagem, etc… Existem exercícios para todos os gostos, por isso não há desculpas para não começar desde já.

Concluo com uma citação do ex pugilista americano Gene Tunney “  O exercício deve ser considerado como o tributo para o coração.”

José Nuno Silva

 Newsletter