Álvaro Siza Vieira

 “Visões da Alhambra”

Até ao dia 28 de maio, é possível visitar, na biblioteca de Serralves, a exposição “Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra”. Uma exposição constituída por um conjunto de desenhos, esboços, maquetas e cinco filmes, que permitem dar a conhecer ao público aquilo que se pode considerar um dos desafios mais importantes da vida do arquiteto Siza Vieira, vencedor de um concurso para a criação de um novo acesso e centro de visitantes para o Complexo de Alhambra.

A mesma exposição foi anteriormente exposta em vários locais, como o Aedes Architecture Forum em Berlin (2014) ou o Patronato de la Alhambra y Generalife em Granada (2015). No ano passado apresentou, em Toronto, no Aga Khan Museum, os desenhos e maquetas produzidas pelo arquiteto.

Siza Vieira foi bastante influenciado pelas suas visitas a Granada, especialmente, a Alhambra, que fazia desde criança, principalmente pela fusão entre a paisagem natural e artificial, as qualidades únicas dos pátios da cidade, e os jogos de luz e sombra.

A exposição, organizada pelo AEDES Architecture Forum e o Patronato de la Alhambra y Generalitate, em colaboração com o Aga Khan Museum, é comissariada pelo arquiteto António Choupina.

(fotografia da Comunidade Cultura e Arte)

 Newsletter