A t-shirt que se transformou nuns ténis

A t-shirt que se transformou nuns ténis

Pompeii lançou a 28 de Julho os seus primeiros ténis Upcycling: responsáveis pelo meio ambiente e gentis com os teus pés.

“Não podemos dizer que somos os pioneiros, mas estes ténis representam um grão de areia na tentativa de melhorar o nosso ambiente” Jaime Garrastazu apresenta o primeiro modelo Higby produzido pela marca com materiais reciclados. “O mais importante é consciencializar!” é por essa razão que a empresa espanhola de calçados e foca nesta temática, passando a introduzir processos mais sustentáveis nas suas próximas coleções.

Upcycling vs Reciclagem
A aposta da Pompeii centra-se num processo pouco conhecido para a maioria das pessoas: o Upcycling. Graças a isso, os seus ténis mais icónicos são agora produzidos com 70% de algodão reciclado.

Quando falamos de Upcycling, referimo-nos ao processo de reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original. T-shirts, calças e todo o tipo de roupas produzidas em algodão, foi o que a Pompeii utilizou para produzir as novas Higby Eco.

Como?
O processo baseia-sena transformação do tecido original,transformando-o num novo fio, que, por sua vez, se transforma em algodão virgem,esse algodão é então utilizado e compõe o tecido final com o qual os ténis são feitos.

Para ser mais fácil de compreender: se alguém pega num copo de plástico e o enche novamente, já está, de certa forma, a recicla-lo, mas se algo novo é construído com plástico de vidro, estaremos a fazer Upcycling. Alguma vez pensaste o que poderias fazer com as camisas velhas que deitas fora?

Higby Upcycled
A coleção já se encontra à venda, desde o dia 28 de Julho, no website da marca, nas lojas físicas e pop-ups.

O Hygby Upcycled é inspirado no icónico modelo da marca e apresenta-se em duas cores diferentes, este é um modelo unissexo produzido com materiais ecológicos: o Higby Crude, com 70% de algodão reciclado no exterior, e o modelo Higby Khaki com 60%. Ambos partilham um revestimento interno com uma mistura de algodão reciclado e orgânico, palmilha tradicional em cortiça natural e atacadores com revestimento vegetal–livre de uso de químicos, cromo eformaldeído.

O processo de vulcanização da sola permanece o mesmo.“Queríamos continuar a produzir os sapatos usuais, no local de sempre, com o processo de sempre, no entanto mais sustentável”, confessa Garrastazu.

Um compromisso pela consciência eco da Pompeii que chegou para ficar.

 Newsletter