Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa
TOP
Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Conhece as Personalidades Portuenses Históricas que influenciaram a cultura portuguesa e nos enriqueceram e deram notoriedade internacional pelas suas obras de exceção?

A Faire Magazine fez uma lista de personalidades portuenses históricas que ao longo dos séculos contribuíram para o desenvolvimento da vida sócio-cultural de Portugal. Imagine lá que a nossa lista, vai do cinema, passa pela arquitetura, literatura, desporto, escultura, música e acaba na política!

Almeida Garrett

Escritor, dramaturgo, poeta, político

Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Nascido na cidade do Porto em 1799, Almeida Garrett foi um poeta, prosador e dramaturgo português, teve um papel muito importante como o iniciador do conhecido movimento romântico em Portugal com a publicação do poema “Camões”. Com Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis, Almeida Garrett escreveu principalmente dentro dos proponentes do movimento romântico e as duas obras notáveis como o Frei Luís de Sousa e Romanceiro, exploram temas de independência nacional, amor e religião.

Almeida Garrett viveu também uma intensa vida política, foi eleito deputado em 1845. Em 1851 foi nomeado sucessivamente para a redação das instruções ao projeto de lei eleitoral e para a comissão de reforma da Academia de Ciências. Nesse mesmo ano recebeu o Título de Visconde.

Soares dos Reis

Escultor

Escultor português, António Soares dos Reis nasceu em 1847, e foi o grande renovador da escultura portuguesa do seu tempo. Obteve o diploma de Escultura na Academia Portuense de Belas-Artes e partiu para Paris como aluno de Jouffroy. Visitou Roma em 1870, como bolseiro, no intuito de estudar a arte clássica. Em Roma, iniciou a estátua em mármore branco O Desterrado (1872), inspirada em versos de Alexandre Herculano. Este trabalho viria a ser considerado o mais notável da escultura portuguesa de todo o século XIX, aliando à mestria técnica clássica uma temática intimista simbólica.

Incapaz de se sobrepor à incompreensão e ao descrédito lançados contra o seu valor artístico e de enfrentar a obstrução sistemática aos seus esforços de inovação como docente, recorreu ao suicídio, deixando uma obra ímpar na escultura da segunda metade do século XIX.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Poetisa

Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas contemporâneas. Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Camões, o maior prêmio literário da língua portuguesa.

É conhecida particularmente pela sua poesia e contos para crianças que são lidos e estudados como parte dos currículos nas escolas. Sophia traduziu também Dante e Shakespeare para português e esteve muito envolvida na vida política em Portugal.

Antónia Ferreira

A Ferreirinha

Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Não podemos falar de personalidades portuenses históricas sem falar de Antónia Ferreira, uma das maiores personalidades da história do Douro Vinhateiro e da produção de Vinho do Porto. Se ainda não experimentou o vinho da Casa Ferreirinha, é uma boa altura para experimentar! 

Dona Antónia nasceu e viveu no século XIX e foi herdeira de uma vasta fortuna e muitas vinhas.

Manoel de Oliveira

Realizador, cineasta, roteirista, ator

Personalidades Portuenses Históricas Que Influenciaram a Cultura Portuguesa

Nascido na Cedofeita – Porto, em 1908, Manoel de Oliveira foi um realizador de cinema lendário cuja carreira quase chega a um século. Começou a fazer filmes em 1927, na era do cinema mudo e o seu último filme estreou em 2014, na era digital. A conexão com o Porto, é aparente desde o seu primeiro crédito cinematográfico chamado Douro, Faina Fluvial, um curta-metragem documental que mostra a indústria e o trabalho nas margens do Rio Douro. Em 1942, realizou o que é considerado um dos mais importantes filmes da história cinematográfica portuguesa, Aniki-Bóbó.

Em 1983 e 2004 foi galardoado no Festival de Veneza com o Prémio de Honra – Leão de Ouro. 

Esta foi uma seleção que fizemos dos personalidades portuenses históricas, mas existem outras mais com muita importância não só para o povo portuense mas também para Portugal!

Siga-nos no Instagram da FAIRE para ficares a par de todos os artigos!