UM MOMENTO “!” PARA O LE PLIAGE - Faire
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UM MOMENTO “!” PARA O LE PLIAGE

UM MOMENTO “!” PARA O LE PLIAGE

Quando Philippe Cassegrain criou o Le Pliage em 1993, teve como inspiração a antiga arte japonesa de origami. Agora numa nova colaboração, iniciada pela nova geração da família fundadora da Longchamp, apresenta-nos a icónica carteira dobrável reinterpretada pelo estúdio de design Nendo, sedeado em Tóquio.

Nendo, fundado em 2002 por Oki Sato, aspira criar designs que provocam o que ele chama de momentos “!”em situações do dia-a-dia. A sua filosofia é baseada na transformação de objetos do quotidiano com a intenção de olharmos para eles de uma forma completamente diferente, enriquecendo assim as nossas vidas e experiências diárias. Este ideal é claramente demonstrado através da reinterpretação intrigante do Le Pliage, que confere ao modelo icónico da Longchamp uma luz completamente nova.

Enquanto o clássico Le Pliage oferece duas experiências distintas–uma quando é utilizado como carteira, outra quando é dobrado e guardado–o novo design Nendo introduz uma terceira experiência, reinterpretando as carteiras com uma linha estética que confere a possibilidade de serem utilizadas como objetos de decoração.

Existem três variantes desta coleção, todas elas com uma forma elegante e simples, e com uma execução sofisticada. A primeira é uma carteira que-graças a um molde removível e dobrável–transforma-se não só num cubo que pode ser usado para arrumação ou transporte, mas também numa carteira espaço.

A segunda é uma carteira em forma de cone com uma só alça que pode ser utilizada para ser transportada ou pendurada num cabide ou corrimão. O tecido em pele–que faz referência à alça de assinatura do Le Pliage–abre facilmente para permitir que os objetos sejam colocados ou retirados. A terceira é umacarteira circular inspirada na técnica japonesa de dobrar tecidos chamada furoshiki, usada no Japão para carregar objetos antes da popularização das carteiras ocidentais. Tal como a técnica furoshiki, adapta-se aos objetos no seu interior, resultando uma flexibilidade total da sua função.

“O que eu mais gostei no Nendo foi o absoluto respeito pelos códigos de assinatura doLe Pliage”, afirma a Diretora Criativa, Sophie Delafontaine. “O objetivo foi reter o ADN do produto original–onylon, o couro, a alça e a possibilidade de dobrar, mas com um twist completamente diferente”.

Tanto a carteira em formato circular como o modelo em formato de cone vêm em dois tamanhos, e a de cubo em três, numa paleta de seis cores que Sophie Delafontaine descreve como “neutros coloridos”. As opções incluem Cinzento claro, Azul-escuro, Mostarda e Bordeaux, com pormenores em Branco e Preto. As duas últimas conferem um equilíbrio elegante entre a estética monocromática Nendo e a estética colorida do Le Pliage. O formato cone existe também disponível como edição limitada em pele de cordeiro preta, como referência às clássicas Le Pliage Cuir.

Para o CEO da marca, Jean Cassegain, a colaboração entre o Nendo e a Longhamp foi algo natural. “Oki Sato e a sua equipa criaram momentos “!” ao focarem-se no que é essencial e natural”, disse. “O Le Pliage é um modelo icónico com uma grande simplicidade, por isso, achámos que seria bastante estimulante e desafiante pedir ao estúdio Nendo para pensarem numa nova interpretação. O resultado é perfeito e esta colaboração será sem dúvida um marco importante para a Longchamp”.

Fundada em Paris em 1948 por Jean Cassegrain, a marca Longchamp ainda se mantém sob a propriedade e gestão da família. Os artigos de bagagem, as carteiras de mão e os acessórios da Longchamp são reconhecidos mundialmente pela qualidade eperícia que apresentam. Relativamente à oferta da marca, esta estende-se atualmente às coleções de calçado e pronto-a-vestir. A Longchamp é uma marca internacional que tem mantido a sua dedicação e energia ao longo de décadas. Encarna o chique francês e uma criatividade inspiradora. A Longchamp partilha a vida ativa das mulheres de todo o mundo sensíveis ao prazer de um toquede luxo no seu quotidiano. As campanhas publicitárias repletas de frescura e as colaborações estimulantes iniciadas com vários artistas enfatizam o espírito contemporâneo e por vezes divertido da marca Longchamp, que está representada em todo o mundo através de mais de 300 lojas.