Embalagens de vidro vs. Embalagens de plástico - Faire
TOP

Embalagens de vidro vs. Embalagens de plástico

Embalagens de vidro vs. Embalagens de plástico

Junte-se à APoEM nesta missão!

Na APoEM tentamos ser sempre amigos do ambiente. Para alcançar este objetivo, começamos por escolher embalagens de vidro para armazenar os nossos produtos. No entanto, as opiniões em relação à nossa escolha em detrimento das embalagens de plástico dividem-se, por isso passamos a explicar a nossa escolha.

Um dos maiores pontos positivos é o facto de o vidro ser altamente reciclável. O vidro é reciclado em mais vidro, infinitamente, e nunca perde integridade. Por outro lado, as embalagens plásticas precisam de ser recicladas para algo diferente, como por exemplo madeira plástica ou tapetes.

Em termos de plástico, mesmo que o ícone da reciclagem esteja presente em todas as garrafas deste material, na realidade, apenas dois tipos de plástico são realmente reciclados e em pequenas proporções, quando comparado com o número de garrafas de plástico utilizadas em todo o mundo. Cada vez que o plástico é reciclado, perde qualidade, sendo este processo muitas vezes chamado de downcycled. De forma a criar novos objetos em plástico, é necessário misturar plástico reciclado com plástico recém produzido. Se o plástico fosse reciclado com maior frequência seria muito mais benéfico para o meio ambiente, mas infelizmente, muitas são as vezes em que acaba em aterros ou nos oceanos.

Há apenas um parâmetro em que as embalagens de plástico são preferíveis às de vidro: a pegada de carbono criada durante a produção e o transporte do produto. O vidro é mais pesado que o plástico e, por conseguinte, o transporte desta matéria requer mais energia. Na sua criação, é também óbvio que o vidro precisa de mais energia do que o plástico de modo a que seja moldável.

De qualquer modo, o vidro é feito a partir de ingredientes naturais, mais fáceis e disponíveis, por isso, ganha um ponto em relação ao plástico.

São estas as razões pelas quais na APoEM tentamos usar o maior número de embalagens em vidro que nos é possível. Os únicos casos em que usamos embalagens em plástico são única e exclusivamente de modo a garantirmos a segurança do utilizador, por exemplo: quando os produtos são direcionados para o banho ou propensos a ambientes em que se possam partir.
Fazer esta mudança integra a nossa missão de ajudar o meio ambiente, por isso, junte-se a nós, apoie esta causa e recicle o máximo que conseguir!