Ricardo Andrez

Nascido e criado no Porto, Ricardo Andrez é formado em Design de Moda pela Cooperativa Árvore e pelo Citex, ambas as instituições localizadas no Porto. Com a noção de que é preciso “explorar algum detalhe/material/técnica novos”, divertir-se e “ser o mais fiel possível ao ADN da marca”, é assim que Ricardo parte para a criação de cada coleção.

O designer portuense já participou nas semanas de Moda de Madrid e Barcelona, mas não esquece as raízes. “O made in Portugal é valorizado… Viver e trabalhar desde o Porto, influenciou sempre a forma como trabalho o que exploro… Isso é uma certeza… Hoje, o Porto é um balão de oxigénio no panorama europeu e isso criativamente é um bálsamo”, salienta Ricardo que lançou a sua marca em 2006.

Várias distinções fazem parte da carreira de Ricardo Andrez. Para o designer, o que mais relevância teve na sua progressão foi “o primeiro, em Barcelona. Foi ele que me permitiu apresentar sazonalmente. Foi o motor de arranque”.

Ricardo Andrez trabalha a ligação do corpo com a natureza, acreditando que o ponto de partida “será sempre um corpo não estereotipado que se uniformiza com o objecto e se possível torná-lo utilitário, desejável e vestível”.

Aos designers e estilistas que queiram progredir na carreira, Ricardo destaca a importância de “trabalhar (muito) sempre no que acreditam de uma forma despretensiosa e livre”.

Veja o Editorial realizado por Fábio Sernadas, em parceria com a ONNO e António Gabriel

Maria Inês Moreira

 Newsletter