PORTUGAL FASHION || JÚLIO TORCATO || FW – 18/19

JÚLIO TORCATO

Conclui o curso de estilismo na Academia de Moda Artes e Técnicas do Porto, em 1989. No mesmo ano é vencedor do concurso Portex para jovens estilistas, a que se seguem outros prémios. Começa a sua participação em feiras internacionais, sendo a primeira o Shem, em Paris, onde expõe de 1989 a 1993. Desde então, o seu nome figura nos principais eventos de moda nacionais, como a Moda Lisboa e mais tarde o Portugal Fashion. Participa ainda em diversos desfiles nacionais e internacionais. Em 1992 funda o seu próprio gabinete de design e consultadoria de moda, direcionado para o apoio à indústria têxtil e de vestuário, tendo sido responsável pelo design e imagem de várias empresas e marcas nacionais, das quais se destacam a Decénio, Queens, Lion of Porches, Salsa e Red Oak.

Reinterpretação e apropriação do universo desportivo. Linguagem urbana que mistura o corte da alfaiataria clássica com a técnica dos materiais de performance competitiva. Tecidos técnicos, malhas, pêlos, lisos e estruturas, piquets, riscas gráficas e nylons, azul royal, laranja, beges, verdes, pretos.

RE/WIND é a continuação de um manifesto sobre a intemporalidade, um regresso à essência do que realmente tem significado e o despojar do efémero com o vento, neste jogo de palavras. Uma análise da verdadeira essência do discurso de quem se questiona, de quem intervém, de quem participa, de quem se mobiliza.

 Newsletter