Nuno Gama surpreende com um desfile dinâmico e emotivo

Chocalhos, é tudo o que se houve numa sala repleta de pessoas e ansiedade. Ao fundo, caretos entram na passerelle, levados a braços por voluntários da Moda Lisboa.

Entra de rompante um homem vestido de negro que os perturba, fazendo com que o barulho dos chocalhos que trazem pendurados na cintura inunde de novo o pavilhão. O mesmo homem coloca-se em frente e abrindo as mãos e braços faz sinal para que parem. Homens da plateia levantam-se, pondo-se em pé nas bancadas e abanam os seus casacos para os caretos, como se tentassem espantar as criaturas ali presentes. Um miúdo corre por entre eles. Um miúdo com uma faixa “Nuno Gama 2018”. Não conseguem apanhá-lo e, na tentativa falhada, afastam-se, desaparecendo. Toda esta performance parece uma metáfora dos males e obstáculos ultrapassados pelo designer, que apesar das dificuldades não se deixa intimidar e continua a surpreender a cada estação.

Após a saída dos caretos, os modelos começam a surgir. Sob uma música ritmada e eletrizante desfilam a coleção, intitulada “O Desejado”. Coordenado após coordenado são visíveis os elementos da cultura portuguesa a que Gama já nos habituou. Esta estação, o tema da coleção, que remete para a mensagem de Fernando Pessoa, é retratado com recurso a pelo, xadrez e couro, reinterpretados em cortes slim e padrões.

No final do desfile os modelos regressam, mas ao invés do habitual percurso e retorno em fila, colocam-se ao longo da passerelle, um após o outro, em duas filas de modelos masculinos, que ocupam todo o corredor do desfile. Silêncio. Luzes apagadas. Ninguém sabe muito bem qual a razão pela qual os modelos não saíram da passerelle, como seria de esperar. “Sozinho na noite, um barco ruma para onde vai…” canta uma voz que vai avançando por entre aquela fila interminável de modelos. Após as primeiras estrofes, eis que os modelos alinhados levantam os braços em cruz, levando a uma salva de palmas emocionada do público presente.

A homenagem era clara: Zé Pedro!

Sofia Craveiro

 Newsletter