NIKE TORNA-SE MAIS SUSTENTÁVEL COM NIKE FLYLEATHER

Nike Flyleather é um novo super material – feito no mínimo com 50% de fibra de couro natural reciclada – que tem o potencial de ser tão revolucionário quanto o Nike Flyknit.


Antes do surgimento de materiais de performance avançados como o Flyknit, o couro era usado em peças de performance. O Nike Flyknit surgiu precisamente do desafio de desenvolver este “antigo” material. A chave para o fazer foi preservar as coisas que fazem as pessoas adorar o couro: a sua aparência, sensação e até mesmo o cheiro.

Outro fator crucial foi o desejo de reduzir a pegada ambiental associada ao fabrico de couro, que não só usa muita energia e produtos químicos, como resulta em grande quantidade de restos de material. A missão tornou-se não só inventar/desenvolver uma versão melhor do couro, mas também para reinventar o processo de produção de material de forma a ser mais sustentável.

Porque é que é tão sustentável?

Para a Nike, o couro faz parte de muitos estilos icónicos de calçado – mas tem o segundo maior impacto ambiental de emissões de carbono e uso de água da empresa. O Flyleather pode mudar isto.  Aqui estão os três principais motivos pelas quais é o material de couro mais sustentável de sempre da Nike:

  • Criá-lo usa menos água e tem uma pegada de carbono menor do que a fabricação de couro tradicional.
  • Nike Flyleather é mais leve e mais durável que o couro tradicional (com base em testes de abrasão).
  • Como o Nike Flyleather é produzido em rolo, o que melhora a eficiência de corte e gera menos resíduos do que os métodos tradicionais de corte e costura para couro integral (full-grain leather)

Como pode experienciá-lo?

O mais recente produto a recorrer ao Nike Flyleather é um dos modelos de running mais icónicos, o Cortez. Este modelo dos Cortez também apresenta revestimento, atacadores e etiquetas 100% reciclados.

O primeiro produto a apresentar Nike Flyleather foram os Nike Flyleather Tennis Classic, uma versão distinta, totalmente branca do modelo. Foram lançados no dia 18 de setembro de 2017.

Para celebrar o lançamento dos Nike Flyleather Tennis Classic, a Nike criou também edições limitadas da próxima geração de calçado Nike Flyleather – versões dos Air Force 1, Air Mas 90, Cortez, Jordan 1 e dos Tennis Classic.

 Newsletter