Melanie Santos

“Desde que me lembro que pratico desporto”, é assim que Melanie Santos se apresenta. A natação de competição fez parte da sua vida desde os 11 até aos 15 anos, e a participação nos corta-mato escolares sempre lhe despertaram interesse. Decidiu abandonar a natação e foi então que o triatlo surgiu “como um desafio que resolvi aceitar e fui ficando até aos dias de hoje”. “Acho que me habituei e tomei-lhe o gosto, o desporto faz parte da minha ambição de viver”, conta-nos a triatleta portuguesa com contrato por quatro anos com o Sport Lisboa e Benfica. 

A estudante de Marketing e Publicidade garante que a família sempre a apoiou, bem como os amigos mais próximos, apesar de saber que “gostavam de estar mais tempo comigo mas compreendam perfeitamente o desporto”.

Encara o desporto como um trabalho pois para além de estar a estudar, ocupa “90% do dia a treinar. Treino de segunda a domingo e tenho competições ao fim-de-semana”. O horário de treino é das 9h às 14h, interrompido pelas aulas na faculdade, e seguido por treino das 17h às 20h.

É nos Jogos Olímpicos de 2020 que Melanie encontra a sua maior motivação. Com a qualificação a decorrer durante 2 anos, tem intensificado os treinos: 35 a 40 horas semanais, non-stop.

Aos mais jovens, Melanie deixa a mensagem que estes devem “experimentar e aproveitar uma vez que neste mundo somos todos iguais”. Afirma ainda que “somos iguais ou melhores que os homens e se gostamos realmente do desporto”, salienta… “só temos é de experimentar”.

 Newsletter