A Importância do sono

Os 3 grandes pilares para obter um estilo de vida saudável são: uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e sono regulado.

O tema que iremos abordar esta semana é o sono.

É durante o sono que o nosso organismo realiza funções importantes com consequências diretas à saúde, tais como, armazenar a informação recolhida durante o dia, reforçar o sistema imunitário, controlar o sistema hormonal e descanso da musculatura para que esteja apto para o dia seguinte.

Muitas vezes o sono é considerado um capricho pelas mais variadas pessoas e é sacrificado por mais umas horas de trabalho ou diversão. Quando isto acontece, estamos sujeitos a várias consequências negativas, das quais, perda cognitiva, sonolência (que pode causar vários tipos de acidentes, por exemplo rodoviários), baixo rendimento em tarefas físicas e psicológicas, afectando não só a saúde física, como a mental.

Especialistas afirmam que devemos dormir entre 7/9 horas diárias, de forma a ficarmos descansados e alertas durante o dia.

Três aspectos fundamentais para dormir bem são: a duração (7/9horas), a continuidade (dormir sem interrupções para que o sono seja profundo) e profundidade (suficientemente profundo para que seja restaurativo).

Para concluir, e visto que a sabedoria popular raramente se engana, termino com um famoso provérbio “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!”

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