Festival de Cannes

29 dias é o que falta para o 70º Festival de Cannes, que decorre entre 17 e 28 de Maio. “Alegre, vive e audaz”: é esta a promessa da organização do Festival que premeia e destaca os melhor da indústria cinematográfica internacional.

A selecção oficial a competir pela Palma de Ouro trás de volta conceituados realizadores como Sofia Coppola, Michael Haneke, Todd Haynes, Yorgos Lanthimos, Michel Hazanavicius, François Ozon e Naomi Kawase.

O filme de abertura do concurso será “Ismael’s Ghosts” do francês Arnaud Desplechin, que conta no elenco com as estrelas Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg e Louis Garrel, exibido fora de competição.

O cineasta Pedro Almodóvar será o presidente do júri, a atriz Monica Bellucci será a mestre de cerimónias e o realizador Cristian Mungiu será o presidente do júri da Cinéfondation e das Curtas-Metragens.

A 7º arte fica assim marcada pela iniciativa de Jean Zay, ministro da Instrução Pública e das Belas Artes, que pretendia implantar em França um evento cultural capaz de competir com a Mostra de Veneza. O Festival que distingue as melhores curta-metragens, documentários e filmes internacionais, tem destaque por todo o mundo e é transmitido em directo, pelo site oficial do Festival .

Durante os dias de todo o evento, é possível assistir a Conferências e apresentações por parte de realizadores e produtores. Ao longo de 12 dias, são reproduzidos os trabalhos produzidos no ano transato.

Maria Inês Moreira

 

 Newsletter