Ela cozinha na Caketerie

Hoje vamos aprender a fazer Crepes

São super versáteis, e podem ser usados tanto para refeições leves como para sobremesas gulosas.
Aproveitando que os miúdos estão de férias, sem segredos, nem complicações, são tão fáceis que tenho a certeza que os vão fazer muitas vezes juntos.

O que precisamos?

• 250 g de farinha
• 4 ovos
• 0,5 lt de leite
• 2 colheres de sopa de óleo
• 1 pitada de sal

Nota 1: Se optarem pela versão doce, podem juntar 1 colher de chá de extrato de baunilha, raspas de limão ou vinho do Porto.
Nota 2: Se preferirem os crepes mais leves, ou se tiverem intolerância ou alergia ao glúten, podem substituir a farinha por amido de milho (vulgo farinha Maizena).

Como fazemos?

1ª Fase:
– Começamos por misturar a farinha e o sal numa tigela funda.

– Afastamos a farinha criando um buraco no meio e juntamos os ovos.

– Mistura-se agora o óleo e se a mistura estiver muito densa que não se consiga misturar, junta-se um pouco de leite.

– Vamos juntando o leite aos poucos, misturando sempre até este terminar, garantindo que a mistura está homogênea. Se os grumos não se quiserem desfazer, usa-se a varinha mágica para os desfazer!

– E a massa está pronta, agora deixa-se repousar por 1 hora aproximadamente, antes de passarmos à 2ª fase.

2ª Fase:
– Aquecer uma frigideira e com um papel de cozinha, untar com óleo.

– Colocamos 1 dose da mistura na frigideira, com a ajuda de uma colher grande ou com a concha da sopa e deixamos cozer por um minuto. Virar do avesso para deixar cozer 1 minuto do outro lado e retirar. Repetimos o processo até acabar a massa.

Agora é usar a imaginação, mas eu dou-vos umas dicas!

Versão salgada:

• Dentro de um crepe, colocar pedacinhos de bacon (a melhor opção é comprar o bacon já cortado em tiras finas e cortar aos pedacinhos), cogumelos salteados ou para os mais preguiçosos, cogumelos em lata laminados e terminar com queijo mozarela ralado. Levar ao forno a gratinar e já está.

Versão doce:

• Numa frigideira colocar uma banana partida ao meio, longitudinalmente, com 2 colheres de sopa de água e 2 colheres de copa de açúcar (polvilhamos sobre a banana) e levamos ao lume até dourar a banana e dissolver bem o açúcar.
Colocamos ainda quente sobre o crepe e enrolamos.
Eu gosto de acompanhar com gelado de baunilha e uso a calda de cozinhar a banana sobre o crepe e o gelado! Se gostarem podem finalizar com um pouco de canela em pó.

E isto é apenas o começo!
Divirtam-se em família a descobrir novas combinações possíveis!

 

Por Sónia Loureiro

 Newsletter