A “contemporaneidade” de Daniel Steegmann Mangrané

O final do mês de setembro conta com a implosão da paisagem viva em Serralves. Daniel Steegmann Mangrané apresenta o seu projeto contemporâneo “Uma Folha Translúcida, no Lugar da Boca”, na sala central do Museu de Serralves, no dia 30 do presente mês.

A exposição descrita como “um ecossistema vivo de transfigurações e metamorfoses, reais e simbólicas” reúne a sua demostração num espaço de vidro que expõe um jardim e criaturas miméticas, repleto de esculturas, desenhos e um holograma numa janela.

Com a permissão de despertar uma experiência única no espetador, o artista destaca a importância das vivências do exterior e de todo o processo que as transporta para o interior.

 

As raízes latinas

Daniel Steegmann Mangrané
Daniel Steegmann Mangrané

 

Natural de Barcelona, Daniel Steegmann Mangrané, ultrapassou os finais da década de setenta com o assinalar do seu nascimento e, em 2004, partiu para o Rio de Janeiro, onde atualmente vive.

Galardoado em 2015 com a designação de um dos melhores “50 Most Exciting Artists in Europe Today”, pela Artnet News, Daniel é o oitavo artista da série “Projetos Contemporâneos”.

A plataforma permite aos artistas dar a conhecer todas as suas obras desenvolvidas nas diferentes disciplinas que a arte concentra, edificando assim uma geração mais jovem.

 

 

As obras de Daniel Steegmann Mangrané são reconhecidas pela sua variedade, no que compete às formas e ao seu desenvolvimento de construção natural.

As suas inspirações destacam a arquitetura, a abstração modernista e a organização contínua da natureza na sua pluralidade.

O desenho, a escultura, o cinema e a luz são uma abordagem poética sincronizada com o ambiente que os acolhe e, desta forma, o artista alimenta a sua produção atribuindo-lhe o louvor da exposição que tanto aguardamos.

A exposição é organizada pelo Museu de Serralves e tem curadoria da Diretora do Museu, Suzanne Cotter, com a curadora Paula Fernandes , contando ainda com a consultadoria científica da equipa de comunicação de ciência do CIBIO-InBIO (Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado).
 Newsletter