Comidas do mundo – Uma viagem de sabores até à Indonésia

A gastronomia é a arte que suporta culturas, sabores e representações históricas. Através do paladar ultrapassamos oceanos e continentes e a FAIRE viajou até ao sul do continente asiático. O destino final? Indonésia.

Com grandes influências da China, Índia, Países do Oriente, Espanha e Portugal, a cozinha da Indonésia possuí uma vasta diversidade no que diz respeito à comida típica do país.

As texturas surgiram e os saberes dos países que contornavam a Indonésia criaram receitas que satisfazem o paladar.

Começando pelo arroz, que é um dos recursos alimentares que constituí os pratos típicos, é um bem-essencial da agricultura local.

O acompanhamento é quase sempre obrigatório e, por isso, a escolha recaí sobre o arroz.

Exercendo um papel na cultura do país, os traços que o definem são paisagens rurais que se constroem em torno das plantações do arroz.

 

 

“Pratos de rir e chorar por mais”

Embora a elaboração da maioria dos pratos reflita certas essências de diferentes culturas asiáticas, a mistura entre o arroz e os “sambals” – elementos característicos da Indonésia – evidenciam diversos pratos como o Nasi Goreng , Gado-Gado, Satay e Soto. 

  • Gado-Gado

 

Gado – Gado (prato tradicional)

Gado – Gado é uma salada de legumes tradicional que é servida com molho de amendoim. Com uma grande variedade de ingredientes, o molho de amendoim realça a combinação entre o salgado e o fruto seco.

  • Satay
Satay (prato tradicional)

 

O Satay é um dos pratos que surgiu na Jawa, a segunda maior ilha da Indonésia, distinguindo-se como uma iguaria popular na zona de origem, como também em diferentes partes do mundo. É um dos pratos gastronómicos mais reconhecidos.

  • Soto
Soto (prato tradicional)

 

A Soto é uma sopa de carne tradicional, constituída por diversos ingredientes que vão variando em todo o país. Não detendo uma receita única, é realizada com diversas carnes: carne de frango, cabra ou boi.

A receita “Soto betawi” da cidade de Jacarta é uma das mais famosas devido à aplicação de leite de coco durante a sua preparação.

  • Nasi Goreng
Nasi Goreng (prato tradicional)

O Nasi Goreng é fácil de cozinhar. A sua preparação leva arroz frito com molho de soja, acompanhado de legumes e ovo.

É um dos pratos de eleição pois detém uma variedade que contrasta o arroz estaladiço com a frescura dos legumes salteados.

  • Sambals

Quanto ao “sambals“, mencionados anteriormente, existem diversos molhos de seleção que realçam os sabores asiáticos entre os legumes, as especiarias e os ingredientes de eleição.

Os agridoces, o “kecap manis” (molho de soja doce), o tamarindo, o limão, o gengibre, o açafrão e a erva-cidreira são os prediletos da cozinha Indonésia.

Os coentros, a canela, o cominho, o cravo, a noz-moscada e o cominho viajam pelo mundo mas nunca saem dos pratos típicos.

 

 

 

 Newsletter